tintas e pinceis para pintura de quadrosO Brasil comemora em fevereiro de 2012, os noventa anos da Semana de Arte Moderna. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro terão diversas atrações no circuito de comemorações. Apresentações no Theatro Municipal em SP e exposição de Anita Malfatti em RJ são algumas das opções.

Ocorrida há noventa anos em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna de São Paulo marcou a história brasileira, mudando a percepção artística de toda sociedade, influenciando seus costumes e maneiras desde então. As comemorações pelos noventa anos contarão com diversas manifestações pelo Brasil, especialmente em São Paulo, berço da Semana, e no Rio de Janeiro.

A Semana de 22 e suas manifestações

A Semana de Arte Moderna, ou Semana de 22, foi organizada por um grupo de artistas e intelectuais que desejavam mudar o conceito de arte nacional, se desprendendo de correntes ou influências datadas, olhando adiante, e passando a criar sua própria identidade artística, abandonando as “cópias” de antigos modelos.
Durante a Semana de 22, diversas apresentações artísticas e culturais tomaram conta da Cidade de São Paulo, atraindo a atenção nacional. Sem dúvida foi a maior manifestação do tipo na época, e por sua importância para a História Brasileira, pode-se dizer que foi um divisor de águas para a cultura nacional.

Exposição da pintora Anita Malfatti acontece no Rio de Janeiro

Entre os dias 14 de fevereiro e 29 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a exposição das obras da pintora Anita Malfatti. Artista renomada internacionalmente, vanguardista e visionária, Anita Malfatti revolucionou a linguagem visual brasileira através de sua arte. Com suas influências pós-impressionistas, enfrentou enorme estranhamento, e até repulsa, por boa parte dos chamados “intelectuais” da época, recebendo fortes críticas sobre suas pinturas. Mas a qualidade de seu trabalho conseguiu derrubar todas as resistências.

Theatro Municipal abre suas portas para comemorações

O Theatro Municipal, palco original da Semana de 22, contará com apresentações especiais no mês de fevereiro. A ópera Magdalena, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, uma das atrações, será apresentada pela primeira vez na cidade de São Paulo, que também terá outras atividades, como oficinas, palestras, filmes e exposições.

Foto: maxoido – Fotolia
Similar Posts:

 

Etiquetas: , , ,