Em cada região esta dança folclórica tem um nome. Originada no Piauí, foi difundida em várias regiões do Brasil
Bumba-meu-boi, boi-bumbá, pavulagem, boi-calemba, boi-de-reis, boi-zumbi , boi-estrela-do-mar, boi janeiro, boi-de-mourão, boi-de-mamão ou boi-de-reis. São todos nomes de uma mesma dança folclórica brasileira muito popular, que foi rapidamente disseminada, especialmente no Maranhão. Sua origem é antiga, e sua lenda foi sendo difundida pelo país através da oralidade popular. Ao espalhar-se pelo país, foi se personalizando, tanto nas indumentárias quanto nas personagens e representações do Boi.

A origem do Boi Bumbá e seus elementos

Não há registros precisos de quando surgiu a lenda do Bumba-meu-boi. O que se sabe é que ela é originária da lenda nordestina de Catirina e Pai Francisco, e foi adaptada aos costumes amazônicos, incorporando elementos da floresta amazônica, tais como a sinergia com a natureza, o boi livre, a alegria nos movimentos e nas vestimentas.
No Brasil, a festa do Bumba-meu-boi acontece desde 1913.

Representações e manifestações artísticas

Por sua popularização, o bumba-meu-boi adquiriu diferentes nomes, indumentárias, apresentações, ritmos, instrumentos, adereços, personagens e temas.
Em suas nuances, apresentam-se personagens como o boi, vaqueiros, índios e índias, amo, burrinha e cazumbá. As indumentárias, instrumentos e apresentações variam conforme as regiões, o que confere extrema riqueza a esta dança popular.

Instrumentos do Bumba-meu-boi

A riqueza de instrumentos e ritmos confere a esta dança versatilidade. Mesmo com variações conforme as regiões, os instrumentos mais utilizados, dentre muitos outros que também fazem parte do ritmo, são: Maracá: De origem indígena e africana, é feito de lata, e em seu interior há contas de Santa Maria, uma semente muito popular; Pandeirão: Como o nome diz, trata-se de um pandeiro grande, revestido com couro de cabra e afinado a fogo, ou seja, o instrumento é submetido ao calor para o couro expandir; Tambor onça: Semelhante a cuíca, tem som semelhante ao da onça; Matraca: Placas de madeira, são tocadas sendo batidas umas contras as outras.

Foto: Wikipedia

Similar Posts:

 

Etiquetas: , , ,