Guarda-roupas planejado com portas de correrTanto a construção como os móveis devem ser bem planejados a fim de o espaço ser utilizado de forma otimizada para se conseguir dessa forma um ambiente organizado e bem aproveitado. Camas, escrivaninhas, criados-mudos, mesas, estantes, armários, guarda-roupas e os outros móveis devem ser escolhidos com cuidado para servirem com excelência ao fim a que foram destinados.


Ganhando espaço no quarto

Nos quartos, os roupeiros são os móveis de destaque e por isso devem ser pensados também como um objeto de decoração além de sua característica funcional. Um bom roupeiro deve permitir que todas as suas roupas fiquem organizadas de modo a serem encontradas com facilidade, evitando assim com que as peças amassem ou fiquem desarrumadas. Por isso, ao comprar um roupeiro, tenha em atenção à quantidade de roupas, acessórios e sapatos que pretende guardar. Se o seu problema é espaço, a tendência do momento resolve com elegância este assunto: roupeiros com portas deslizantes.

O que é uma porta deslizante e como funciona?

As portas deslizantes são aquelas que andam horizontalmente com o uso de trilhos. Elas podem ser usadas tanto em armários como em divisões das casas, economizando espaço e conferindo um visual moderno e contemporâneo.
Esse tipo de portas é muito popular na Europa e são usadas principalmente com design moderno e minimalista. Além de economizarem espaço, estas portas correm menos riscos de ficar empenadas o que aumenta a vida útil do móvel. Veja abaixo algumas outras vantagens de adquirir um roupeiro com portas deslizantes.
Estes roupeiros podem ser utilizados como um elemento importante na decoração do quarto. Procure comprar o seu roupeiro com as divisórias adequadas para você conseguir guardar todos os seus pertences de forma organizada.
Para além da praticidade e do aspecto visual elegante, estes roupeiros também evitam a entrada de insetos e traças, uma vez que as portas são muito bem vedadas. Além disso, os roupeiros de porta de correr são muito mais duráveis se comparados com roupeiros com portas normais. Também podem ter grandes espelhos nas portas, algo que os roupeiros normais também não permitiriam, já que as portas ficariam muito pesadas e poderia danificar a estrutura desses móveis.

Desvantagens mínimas

No entanto, estes roupeiros têm uma desvantagem: a acessibilidade a todo o conteúdo de uma só vez não é possível, uma vez que um dos lados vai sempre estar fechado. Esta característica também pode dificultar as limpezas.

A fabricação das portas deslizantes

Quanto aos modelos e materiais, existem no mercado vários tipos de ofertas. Você pode comprá-lo já feito ou mandar fazer um roupeiro sob medida no marceneiro.
As portas deslizantes de madeira em um roupeiro podem ser fabricadas do mesmo material que o resto da mobília do quarto. Se preferir um ar mais moderno, utilize portas deslizantes de lacado alto brilho. Neste material, pode escolher entre uma infinidade de cores. As portas de vidro dão o mesmo efeito contemporâneo do lacado, com a vantagem de não riscar com tanta facilidade. Você também pode optar por portas de espelho. Essa é talvez a melhor forma de conjugar bom gosto e funcionalidade no quarto.
Os roupeiros com portas deslizantes também podem ser fabricados como móvel modulado. As portas neste caso ganham a forma arredondada e um aspecto totalmente inovador.

O sistema mais utilizado

Outro ponto a considerar são os sistemas para portas de correr. Existem vários tipos de sistemas que respondem a situações específicas. É importante analisar e escolher o sistema certo a ser usado de acordo com o tamanho e o peso das portas.
O sistema mais utilizado para roupeiros é o sistema paralelo, onde as portas correm de forma paralela. Neste sistema, as portas são recolhidas através da sobreposição, permitindo ter grandes espaços abertos. É importante que escolha um sistema que para além de estético permitam abrir e fechar as portas de forma suave e silenciosa.
Escolha a melhor opção para si e tenha um móvel com grande durabilidade, funcional e com um aspecto moderno.

Foto: weissdesign – Fotolia
Similar Posts:

 

Etiquetas: , ,